-
Arquitetos: Pezo von Ellrichshausen
- Área: 2000 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Nuprotec
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos dizem: quando os recursos são escassos, a intensidade compensa o desempenho (porque parece haver uma lacuna profunda entre engenhosidade e inteligência). Sabíamos muito bem que qualquer projeto é uma reação às suas circunstâncias.
Este é um edifício aparentemente simples, estável e regular que contém um interior exagerado e inesperado. Este é o mundo da inovação; um espaço contínuo, fluido e aberto que traduz conceitualmente e perceptivamente o processo criativo das práticas acadêmicas, o desenvolvimento sequencial da pesquisa formal ou a dimensão reversível e múltipla do conhecimento informal.
O edifício reconhece a necessidade de polarizar o tempo de inovação em pelo menos dois momentos: em uma experiência criativa baseada num ambiente social, coletivo e integrado e em outra experiência bastante íntima, solitária e individual. A estrutura espacial do edifício é baseada nessas duas condições claramente diferenciadas. Por um lado, um centro aberto que estabelece uma série de salões interligados verticalmente, com um vazio circular que diminui de tamanho à medida que sobe. Por outro lado, alguns espaços de trabalho privados que ocupam os cantos de cada andar, em forma de um quarto de círculo cujo centro gira em torno de cada borda, crescendo inversamente proporcional aos vazios centrais.
Ao invés do tradicional sistema de pilares em uma grelha indiferenciada e sem hierarquias, este nível de escritórios é ao mesmo tempo um espaço específico para exposições, workshops e reuniões controladas visual e acusticamente, por meio de paredes curvas que funcionam como telas opacas. A diversidade e o caráter do espaço resultante de alguma forma promovem a dinâmica de um trabalho sem categorias (ou com posições em constante mudança) entre professores, alunos, pesquisadores, empresários e comunidades locais.